3 de março de 2010

Jay Quem?


- Você conhece Jay Vaquer?
- Dj Vaca? Dj Wagner? Jay Vaca? Jay QUEM???????


Quem é esse tal Jay Vaquer?


Jay Vaquer é um cantor e compositor brasileiro, sim, brasileiro! Não trata-se de um nome americanizado pra soar bem e parecer moderninho, este é o nome que consta em sua Certidão de Nascimento, mais precisamente Jay Anthony Vaquer. Seu pai sim era americano, Gay Anthony Vaquer, e sua mãe, a cantora brasileira Jane Duboc (se você não conhece, provavelmente seus pais já ouviram falar). Porém não é este o foco que quero dar no post.
Jay Vaquer tem 5 cd's e um dvd lançados ao longo de 10 anos de carreira.
São eles:
Nem Tão São (2000)

Vendo A Mim Mesmo (2004)
Você Não Me Conhece (2005)
Formidável Mundo Cão (2007)

Cd/DVD Alive in BraZil (2009)

Em suas letras, Jay passeia do poeta romântico ao mais duro crítico social, este último estilo, o meu preferido. Ele não maquia a realidade ao compor, pelo contrário a escancara, como neste trecho da polêmica "Mondo Muderno".
"Tudo o que faço é pra mim, até a bondade que ofereço.
Fui evoluindo assim pra conseguir o que mereço. 
 Questão de sobrevivência, quem falou em decência?
Passo por cima pra ninguém me atropelar, o que é que há? Sai pra lá! 
(...) 
 Você é diferente? Não é assim? A gente logo sente quem é ruim...
Você é Madre Teresa, uma bondade só!
Vai ensinar ao mundo o amor maior!" 
Em "Breve Conto De Um Velho Babão" narra a história de um senhor de meia idade que quis parar o tempo para enfim começar a viver, após conquistar bens patrimoniais e relações profissionais não sabia muito bem o por quê de tê-lo feito, no entanto a música termina com o trágico fim do senhor que só "quis parar o tempo" quando "o seu tempo acabou!"
"Até que um dia agonizou ajoelhado com a boca roxa infartando na balada
E a molecada achando o lance engraçado comentando olha a dança do coroa que piada!"
 Em "Estrela de um céu nublado", mais uma carregada de crítica social, narra a trajetória de um aspirante a ator que na falta de talento próprio, decide outros meios mais rápidos para estar em Projacland. Com participação da cantora Megh Stock, a música traz uma crítica à sociedade em busca seus 15 minutinhos de fama.
"Nasceu pra ser uma estrela, era tudo o que ele mais queria
Mas o céu tava sempre nublado.
Estrela que ninguém via e quando o dia amanhecia
O seu tempo já tinha passado"
Em sua mais conhecida música, "Cotidiano De Um Casal Feliz", mostra que nem tudo é como parece. A casca de Casal Bonitinho, Rico e Feliz pode esconder muita sujeira, muitos pecados...


O subtítulo do blog, "Pelo prazer da novidade" vem de uma música de Jay Vaquer, "Preciso Poder".
"Preciso Poder explodir nosso big bang
Sempre que for necessário um novo começo
Ou até mesmo pelo prazer da novidade."

Gostaria de poder falar de muitas outras músicas, mas isso prolongaria muito o post, portanto fica para uma próxima oportunidade ;D


Deixo aqui um vídeo, o comercial do Dvd "Alive In BraZil" produzido pela Som Livre.





Sobre o DVD, nem preciso dizer que é de extrema qualidade de áudio e imagem. E o seu nome "Alive in BraZil" pode ser interpretado (apenas uma de 1000 outras possibilidades) como uma brincadeira ao fato de seu nome "americanizado" levar à idéia de se tratar de um cantor internacional. Mas principalmente brinca com a tradução literal da frase, "Sobrevivente no Brasil", um cantor desconhecido pelo público sobrevive em meio a tanta lamaceira e ambição no cenário musical.


Já citei aqui seu blog, o Fuzarca (http://www.fuzarca.blogger.com.br/ onde disserta criticamente com otimismo e bom humor exatamente sobre isso, o fato de estar "Alive" neste país. No Fuzarca, Jay Vaquer também promove mensalmente a Budega, onde responde perguntas feitas pelos fãs em sua comunidade oficial do Orkut.






Mr. Bacon, o porquinho com fones de ouvido é símbolo da Mundiça, como são conhecidos os fãs do cantor. Obviamente há toda uma explicação por trás disso mas fica para um outro post.




Para conhecer mais do cantor, não hesite em procurar por seus vídeos no youtube, acessar o blog Fuzarca, visitar a comunidade oficial, e claro, comprar seus cds - um investimento que vale a pena!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails