23 de março de 2010

A nova realidade, Televisão + Internet

É tudo uma questão de evolução.
Hoje estamos em contato com a internet quase o tempo todo, ela não está apenas no seu computador, está em seu celular, em seu tablet em seus vários gadgets. Mas nem sempre foi assim, até a primeira década do século XXI a televisão reinava soberana como principal meio de comunicação, com o advento da internet, a televisão perdia seu espaço na preferência como canal de entretenimento por apresentar menor possiblidade de interação, diversificação e personalização.
Um clássico exemplo que representa as mudanças no perfil do consumidor de comunicação pode ser visto em relação à Rede Globo que ultimamente tem visto seus índices de audiência comprometidos pelo crescimento da concorrência e pela diminuição de telespectadores, que transferem o hábito diário de assistir tv para o uso do computador.
Até um certo momento a televisão tentou ignorar o crescimento da internet, mas se via perdendo a batalha. Hoje a tendência é a convergência de mídias, passa a valer aquela máxima "Se não pode com eles, junte-se a eles", a televisão teve a necessidade de ter a internet não como inimiga, mas sim como uma aliada.
Vou continuar utilizando a Rede Globo como exemplo, percebendo essa necessidade de convergência de mídias a empresa aposta em conteúdos extras online, você vê algo na tv e complementa  a informação no portal da internet; promove chats com profissionais que podem esclarecer o conteúdo de uma reportagem, também com participantes de realities shows e celebridades em geral; suas novelas também tem conteúdo na internet que vão desde resumo dos capítulos a vídeos de making of e também material extra como é o caso da novela teen 'Malhação' que tem em seu portal conteúdo exclusivo promovido pelos personagens da novela.

O programa Big Brother Brasil é um ótimo exemplo desta interação com a internet e que trás bons resultados.
Seguindo a onda do Twitter a décima edição traz um microblog com postagens diárias para os participantes do reality interagirem com seu público.
Tem também o Galera BBB que vasculha o que é dito sobre o programa na rede social.
Já que toquei no assunto, é visível o quanto o programa rende na interação com a internet, diariamente algum tema relacionado ao programa está no Trending Topics Brasileiros, quase a totalidade dos tweets na minha timeline trata do paredão travado hoje no programa.
A Rede Globo aposta com criatividade na aproximação da tv com a internet. Conforme a publicação Meio e Mensagem, Octavio Florisbal diretor geral da emissora, durante a apresentação da nova grade à imprensa revelou que a emissora vai trabalhar uma nova forma de interatividade com o telespectador já a partir da próxima novela do horário nobre, 'Passione'.
E ainda trabalha com o uso de novas tecnologias a partir do crescimento da participação da TV Digital e planeja conteúdo para as televisões com transmissão em 3D.
E é essa a tendência, fazer uso da criatividade para resgatar o telespectador que já não se prende a um único meio de comunicação, e quem ganha com isso somos nós que estamos do outro lado da telinha.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails