15 de março de 2010

Novos caminhos para a Propaganda

Uma cena corriqueira, você liga para o SAC de alguma empresa e ouve aquela mensagem patrocinada enquanto espera ser atendido. Algumas empresas inclusive só transferem a sua ligação para o setor de atendimento após toda a mensagem ter sido ouvida. Ninguém gosta disso certo?

Agora eu pergunto: E se você ganhasse alguma vantagem por ouvir a mensagem? Talvez uma ligação grátis por exemplo.
Pois pode ir se preparando, é mais ou menos isso o que nos reserva o futuro.

Já se encontra em testes no sul do país um sistema que funciona da seguinte maneira: o consumidor digita um código antes do número desejado para a ligação, ouve uma mensagem patrocinada de um anunciante que tem de 8 a 24 segundos e em seguida sua ligação é completada normalmente e sem custos - a ligação pode durar até um minuto; há uma limitação de ligações diárias (no momento o limite são duas ligações patrocinadas por dia).
Este pode ser um novo caminho para a Propaganda, uma nova forma de anunciar que gera benefícios ao anunciante e ao consumidor.
Será que essa onda pega? Eu particularmente achei interessante, com o preço das ligações atualmente, 24 segundos de propaganda para uma ligação grátis até me parece razoável. Creio que em alguns anos o projeto se expandirá para o todo o território nacional e contará com a adesão da grande maioria das operadoras.


O Twitter tem cerca de 75 milhões de usuários que  geram em média 50 milhões de mensagem por dia. Indiscutivelmente a rede social é um sucesso, mas tanto sucesso não gera nenhum retorno financeiro para a empresa.
Em busca de uma maneira de gerar receita, a empresa testa um modelo de publicidade, dizem que o modelo escolhido seria parecido com o da Google, por meio de pesquisas. Ao pesquisar por um termo, por exemplo "tênis" o twitter forneceria além do resultado normal - as twittadas recentes com o termo, anúncios publicitários que estejam relacionados com o mesmo.
Detalhe: os anúncios teriam no máximo 140 caracteres.
Uma solução inteligente e criativa de se fazer publicidade.

E é assim que funciona caros leitores, o mundo muda, a sociedade muda e a Propaganda acompanha!


Fontes:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails